Reflexão ao filme "Ágora"
Este filme trás à memória duas teorias:
- Geocentrismo
- Heliocentrismo
Durante o filme Hypátia (uma das personagens principais do filme), filosofa e professora, tenta perceber a órbita da Terra, em relação ao Sol. Ela sabia que, anteriormente a ela, outras pessoas tentaram achar essa mesma órbita, ficando registado que essas órbitas eram circulares, mas no fim do filme, Hypátia descobre que não são circulares, mas que afinal são ovais\elipses, e por essa razão o tamanho do Sol mudava no Verão e no Inverno.
Em relação à história de todo o filme, este retrata muito bem como era a vida no Séc. IV, as guerras religiosas (entre cristãos e pagões e também entre cristãos e judeus), cono a ciência evolui ao longo dos tempos, que neste caso foi através das dúvidas da filosofa, e retrata, acima de tudo, a destruição da maior biblioteca do mundo, a biblioteca de Alexandria.
Umas das partes que mais me chamou a atenção foi a discussão entre os cristãos, antes da armadilha dos judeus (o incêndio na igreja), sobre o facto da Terra ser redonda ou plana, onde um deles apresenta argumentos muito sólidos em relação ao facto de ela ser redonda.